Após três dias de atividades esportivas, o VIII Festival do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pela Asces, chega ao fim. Mais de cinco mil crianças de 25 núcleos das cidades de Agrestina, Altinho, Bezerros, Bonito,  Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Cumaru, Cupira, Garanhuns, Panelas, São Caetano e Riacho das Almas participaram das atividades, além dos coordenadores de núcleos, professores, estagiários da Asces, Fafica e UFPE e a colaboração dos cursos de Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina da Asces.

Para a coordenadora do projeto Aeróbica Recreativa Educacional Social (ARES), do Ministério do Esporte, Kátia Lemos, que estava presente na abertura do Festival no domingo (12), o trabalho desenvolvido na Asces já superou e muito as expectativas do PST. “Esse projeto não pode acabar. Ele tem integrado a criança e a comunidade através do esporte e conseguiu democratizar a prática do esporte no Nordeste. A prova é a realização do VIII Festival e a participação de 12 municípios e mais de cinco mil crianças. O núcleo da Asces é de fundamental importância para o reconhecimento do Programa no Nordeste e no Brasil”, comentou entusiasmada Kátia Lemos.

O festival aconteceu durante a manhã e tarde, com oficinas esportivas de: futsal, futebol de campo, atletismo, ginástica, vôlei, basquete, capoeira, judô, xadrez, dama e tênis de mesa. Além de oficinas pedagógicas, oficinas de saúde com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e oficina de Direito.

O Programa Segundo Tempo

O Programa é Estratégico do Governo Federal e tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida,  prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Na Região Agreste de Pernambuco foi oficializado com a celebração dos convênios: 135/2005, 390/2006 e 112/2008 firmados entre o Ministério do Esporte e a Faculdade Asces. No convênio 112-2008 estão em funcionamento 25 núcleos, programados para atender a mais de 5.000 crianças, adolescentes e alunos com necessidades especiais.