O emprego na indústria registrou em julho um crescimento de 0,3% na comparação com o registrado em junho. Esse é o sétimo resultado mensal positivo consecutivo. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a julho de 2009, a alta foi de 5,4%, sexta taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação.

O índice acumulado do ano ficou em 2,9%, enquanto o dos últimos 12 meses saiu de –1,5% em junho para –0,5% em julho. De acordo com o IBGE, esse resultado acentua a redução da queda iniciada em dezembro do ano passado. Para os técnicos do instituto, os números positivos de julho refletem o aumento nas contratações em 2010 e também a baixa base de comparação, decorrente dos efeitos da crise econômica internacional.

A folha de pagamento real dos trabalhadores na indústria cresceu 1,9% em relação a junho, e 11,2% na comparação com julho de 2009. O acumulado do ano, a alta chega a 5,6%.

Segundo o IBGE, o emprego industrial cresceu na comparação ano a ano em todas as regiões pesquisadas, com destaque para o Rio de Janeiro (9%), Norte e Centro-Oeste (8,1%), Nordeste (7,7%) e Rio Grande do Sul (7,1%). Em Minas Gerais, o crescimento foi de 4,4%, e em São Paulo, de 3,9%.