De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, 77,7% das exportações brasileiras em 2009 foram realizadas por micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras. Um dos entraves para esse índice não ser maior é falta de conhecimento sobre como se inserir no mercado externo. Para estimular a internacionalização das empresas do Estado, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEPE realiza, este mês, o II Encontro de Compradores Internacionais em Pernambuco.

As inscrições para o evento, promovido em parceria com o SEBRAE e AD-Diper, podem ser feitas até o dia dez pelo email comex@fiepe.org.br ou pelo telefone (81) 3412-8358. O Encontro, realizado entre os dias 21 e 23 no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem, oferecerá workshops, balcão de serviços, showroom e rodadas de negócios para facilitar a inserção de empresas em negócios internacionais. Estão confirmadas para este ano a participação de representantes de 11 países da Ásia, América do Sul e Europa.

Para a coordenadora em exercício do CIN, Patrícia Canuto, "o Encontro é, para muitas das MPEs, o primeiro passo para a entrada no mercado internacional", afirmou. Ainda segundo Patrícia, "as empresas que exportam garantem mais segurança do que as que permanecem apenas no mercado interno, estando mais suscetíveis a sofrer problemas econômicos".