De agora em diante, o JB terá apenas a versão na internet, um recurso para superar os problemas financeiros da empresa. O passivo acumulado chega a R$ 800 milhões, em dívidas trabalhistas e fiscais.

A crise financeira se agravou na década de 90 até que, em 2001, a família Nascimento Brito arrendou a marca JB para a Docasnet, empresa de Nelson Tanure. No ano passado, outra marca de jornal arrendada pelo empresário, a Gazeta Mercantil, também deixou de circular.

Na sua página na internet, o JB – que chegou a tirar 230 mil exemplares aos domingos no fim dos anos 60 – lista 50 pontos sobre a nova fase do jornal. Num deles, se vangloria de ser o primeiro jornal 100% digital, garante que 150 pessoas estarão envolvidas no processo digital e que “o Jornal do Brasil está caminhando para uma nova e melhor fase.” Mas, na redação, o clima era de luto. Dos 50 jornalistas que trabalham na casa, só 10 devem ficar na versão digital. Procurado pela reportagem, o empresário Nélson Tanure não quis falar.

A Casa Brasil, no Rio Comprido, na Zona Norte, onde funcionava parte do jornal, já estava desde ontem com faixa de aluga-se. A redação da versão digital continuará funcionando no prédio-anexo.

Pedro Grossi, que presidia o jornal, foi contra a decisão de acabar com o jornal em papel. “Não posso avaliar nem fazer juízo sobre a opinião do dono. Ele acha que o tecnológico será mais lucrativo”, lamentou. Segundo Grossi, o jornal estava com tiragem de 30 mil exemplares (desde 2008, o JB não era auditado pelo Instituto Verificador de Circulação, IVC).

“O custo mensal para colocar o jornal na banca estava em torno dos R$ 3 milhões”, disse ele. “Fico muito triste com o fim do JB, mas torço para que o Tanure consiga dar ao leitor brasileiro um produto de qualidade”.

Fonte: JC Online