O número foi divulgado ontem pelo IBGE e representa o resultado do primeiro mês de visitas às residências. Até as 8h de ontem, 4,1 milhões de pessoas, 46,9% da população de 8,8 milhões estimada para o Estado, haviam recebido os recenseadores. O arquipélago de Fernando de Noronha foi a única região a concluir a coleta de dados. O resultado significa que Pernambuco acompanha boa parte dos outros Estados ficando também acima da meta de 33% estabelecida pelo IBGE para este primeiro mês.

O principal fator apontado como causa para o bom andamento do trabalho é a informatização. Os recenseadores trabalham com computadores de bolso. Pernambuco tem uma equipe de 8.187 pesquisadores realizando as entrevistas. Os municípios mais populosos seguem a tendência estadual e têm cerca de metade da população recenseada. São eles Petrolina (57,9%), no Sertão, Caruaru (40,8%), no Agreste, Jaboatão dos Guararapes (42,7%), Olinda (41,8%) e Paulista (42,5%), na Região Metropolitana do Recife, e a própria capital (42%). No Recife, o bairro da Boa Vista é o que está mais próximo de ser concluído, com 58,4% dos moradores recenseados.

Em números gerais, 1,1 milhão de residências foram visitadas, 44,5% dos 2,8 milhões de domicílios que o IBGE estima haver em Pernambuco. Nessas casas, os recenseadores encontraram 1.969.112 homens e 2.161.088 mulheres. Os detalhes sobre as respostas destas pessoas podem ser conferidos no site www.censo2010.ibge.gov.br/resultados.php.

Fonte: JC Online