Os professores do curso de Biomedicina, Walkyria Santana e Djair Ferreira, organizaram uma ação no dia 22 de agosto na comunidade do Sítio Cipó, em Caruaru, com o intuito de aproximar os estudantes da realidade que eles vivenciam na teoria vista em sala de aula. Participaram da ação 25 estudantes do 4º período do curso de Biomedicina, que trabalharam a disciplina de Laboratórios Integrados I, da nova grade curricular do curso.

O grupo conversou com alguns moradores e realizou cerca de 50 coletas de amostras micológicas e bacteriológicas, destinadas ao diagnóstico laboratorial de dermatomicoses e infecções bacterianas, respectivamente. “Esse momento propiciou conhecimento e integração entre os estudantes, além de envolvimento social, fundamental na formação humanística do profissional de saúde”, comentou a coordenadora do curso Sibele Ribeiro.

Para a estudante do curso de Biomedicina Waleska Lima, “a visita ao Sítio Cipó suscitou em nós estudantes a parte humanística da profissão do Biomédico, além de vivenciar “IN LOCO” as práticas abordadas em sala de aula. Vale ressaltar a receptividade que tivemos, bem como a confiança depositada em nossos trabalhos pela comunidade”, relata a estudante.

O material coletado será analisado na Clínica Laboratório da Faculdade e depois dos resultados em mãos, será apresentado para comunidade e iniciado um trabalho de conscientização. “O material coletado será processado no laboratório escola da Asces e diante dos resultados obtidos serão elaboradas medidas de orientação a serem  trabalhadas nesta comunidade, visto que o contato com animais e com o solo, maus hábitos de higiene, aglomeração, pré-existência de parasitoses intestinais, dentre outros, são os principais fatores pré disponentes de doenças infecciosas da pele", explicam os professores Djair e Walkyria.

Ao longo do semestre, outras visitas serão realizadas na comunidade, tanto para acompanhar os moradores, bem como para desenvolver a disciplina com os discentes.