Previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2011, o Centro de Ressocialização de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado, já ganha destaque internacional. O complexo penitenciário, que será composto por cinco presídios com capacidade total para 3.126 detentos, faz parte de uma lista dos 100 projetos de infraestrutura mais interessantes em andamento no mundo.

A relação foi publicada pela revista americana Infrastructure Journal. O Centro de Ressocialização está sendo construído através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Na lista ainda figuram outros cinco projetos brasileiros: o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, a Cidade Administrativa de Minas Gerais, o Rodoanel Oeste de São Paulo, o trem de alta velocidade que vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro e os navios da Petrobrás que transportam gás natural.

As construções escolhidas foram selecionadas pela escala de complexidade, inovação e impacto sobre a sociedade. De acordo com texto publicado na revista, “o projeto prisional já teve um enorme impacto no sistema penal brasileiro, que é fundamental para o estabelecimento do modelo de contratação no País”.

A revista também destaca que outros países da América Latina estão copiando o projeto pernambucano. No julgamento dos projetos, participaram cinco Comitês de Julgadores Regionais (América do Norte, América Latina, Europa, Ásia e África/Oriente Médio/Índia) que trabalharam para identificar os projetos que apresentavam os maiores benefícios para a sociedade.

Dos cinco presídios que formam o Centro de Ressocialização, dois serão destinados ao regime semi-aberto, com um total de 1.200 vagas, e três ao regime fechado, com capacidade para 1.926 detentos. O complexo ainda conta com uma administração, oficinas de produção e capacitação profissional, salas de aula e biblioteca e instalações que facilitam a interface com a Vara de Execução Penal e Defensoria Pública.

Além do Centro de Ressocialização de Itaquitinga, a Secretaria-Executiva de Ressocialização está realizando uma reforma para dividir o Presídio Aníbal Bruno, na Zona Oeste do Recife, e no processo de orçamento de um presídio para jovens de 18 a 25 anos em Tacaimbó, no Agreste, este último financiado pelo governo federal.

Fonte: JC Online