Nos dias 14 e 15 de julho de 2010, foi realizada em Recife, a ENCOMEX – Encontro de Comércio Exterior. Na ocasião o professor do curso de Relações Internacionais da Faculdade Asces, Robson Góes, foi convidado para participar do evento. O encontro tem como objetivo estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional e propiciar seu engajamento no processo exportador.

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – Secex/MDIC – começou a promover os Encontros de Comércio Exterior, o Encomex, como um evento institucional de caráter internacional e formato múltiplo que se consolida a cada edição como uma oportunidade de conhecimento e de convergência dos diferentes agentes públicos e privados interessados no mercado exportador brasileiro, promovendo, incentivando e fomentando o processo de exportação das empresas e ajudando no desenvolvimento de mercados.

Para o professor de Relações Internacionais, Robson Góes, a iniciativa do Ministério abre a visão das pessoas para o comércio exterior. “A feira é interessante para estudantes e profissionais conhecerem as políticas do governo, incentivos, financiamentos e fazer contatos nesta área. E mostrar a realidade do comércio exterior principalmente para o médio e pequeno empresário”, comena o professor.

O Encomex busca promover a competitividade e a sustentabilidade no setor de exportação contribuindo na busca de soluções e alternativas para os problemas que existem no processo de exportação, juntamente com o poder público e a iniciativa privada procurando novos nichos de mercado para as exportações brasileiras.