Baseado na obra de Dráuzio Varella e Dib Carneiro, a peça "111" estreia nesta sexta-feira (16), no Teatro do Sesc, em Caruaru. Encenada a partir do texto e direção de Emerson Deyvison, produção da Trupe Alumiarmente, o espetáculo traz uma inovação cênica para a região: o ator contracenando direto com o áudio-visual, fazendo assim a junção perfeita entre teatro e cinema.

A peça pretende levar a plateia a refletir sobre um problema social: a precariedade do sistema penitenciário brasileiro. "Somado ao desinteresse político em reintegrar o preso a sociedade, que por sua vez não está isenta de culpa, por agir de forma preconceituosa não dando as oportunidades de que eles tanto precisam. Estes são os desafios que o espetáculo propõe-se em destacar", revelou o diretor Emerson Deyvison.

O texto trabalha em cima da história fictícia de Béa, um dos sobreviventes do “Massacre do Carandiru”. Atormentado frequentemente por lembranças malditas nunca esquecidas, daquele dia 2 de outubro de 1992. Depois de uma rebelião, a policia militar fortemente armada invadiu o pavilhão 9 da casa de detenção de São Paulo para enfrentar um bando de presos desarmados e indefesos. Essa operação irresponsável resultou na morte de 111 detentos e condenou os sobreviventes ao castigo eterno de viver preso a este passado sangrento.

“Beá abre suas memórias e leva a plateia a momentos antes do massacre revelando histórias e momentos que antecederam esta que é a maior tragédia do sistema penitenciário brasileiro”, explica o diretor Deyvison.

Para o ator Wagnner Sales, que integra o elenco, este espetáculo transcende o espaço cênico. "A peça é um grito claro e desesperado de socorro que chega alto e em bom som ao alvo principal, o espectador! Desta forma leva a todos que o assistem a um grande debate que se estende além do espaço cênico, culminando no maior propósito deste espetáculo, tratar deste fato com propriedade e principalmente o transformar em utilidade pública", revela o ator.

O espetáculo estreia próxima sexta-feira (16), às 20h e permanece em cartaz todas as sexta-feiras do mês de julho, no Teatro do Sesc Caruaru, na Rua Rui Limeira Rosal S/ N, Bairro Petrópolis. Os ingressos custam R$ 10 inteira e R$ 5 estudantes. Telefone para contato (81) 9684-6559 – (81) 8647-6515.