Com a formação em 2004, o curso de Fisioterapia da Faculdade Asces necessitava de um lugar de qualidade para estágios dos discentes, por isso, em 2006, foi implantada a Clínica Escola de Fisioterapia sob os cuidados dos docentes da Instituição. A unidade oferece, atualmente, 12 diferentes tipos de tratamentos com uma média de 1.000 procedimentos por mês, oferecidos gratuitamente à comunidade carente.

Em 2009, a Clínica avançou as possibilidades de atendimentos, através do convênio firmado com o Sistema Único de Saúde. O SUS é o responsável pelo encaminhamento dos pacientes, que não teriam condições de pagar por um atendimento de alto nível que a Clínica oferece.

Com o convênio, os pacientes são encaminhados pela Policlínica do Salgado e pelo Programa da Saúde da Família (PSF). Semanalmente, a Clínica recebe uma lista com pacientes, cada um deles apresenta o Guia de Encaminhamento, uma das condições para o tratamento inicial. Em seguida, é feita a triagem e os pacientes são direcionados para as especialidades de tratamento.

“Procuramos desenvolver em nossos estudantes um senso crítico, para habilidades técnicas e a ética profissional, trabalhando a formação acadêmica pensando o atendimento de forma Humanizada e generalista”, explica a professora e coordenadora da Clínica Escola, Rosangela Cabral. Os estudantes de fisioterapia começam a estagiar a partir do 6º período e são supervisionados por dez professores e quatro Fisioterapeutas Preceptores.

“A Clínica Escola atende as normas de Biosegurança e funciona conforme as orientações da Vigilância Sanitária”, comenta a coordenadora. A unidade oferece 12 especialidades: Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Traumatológica, Fisioterapia Ginecológica e Urológica (incontinência urinária / fecal), Fisioterapia Desportiva (paratletas), Fisioterapia Neurologia, Fisioterapia Pediátrica, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cárdio Vascular e destaque para a Fisioterapia Dermato Funcional que trata principalmente da estética e de pacientes com queimaduras e hanseníase.

A Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Asces funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30, na Avenida Portugal, Nº 1100, Campus Universitário Tabosa de Almeida. Informações no telefone (81) 3721-2155.