Coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do órgão, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi iniciada a quarta-feira (26), no hotel Golden Tulip Brasilia Alvorada, em Brasília e tem como objetivo central a elaboração de diretrizes para a consolidação de um Sistema Nacional articulado que promova a efetiva cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, para consolidar a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Representando Caruaru, estão presentes, o diretor presidente da Asces e diretor regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, no município, Paulo Muniz e o diretor de Ciência e Tecnologia, Eduardo Guerra.

Nesta quinta-feira (27) acontece a solenidade comemorativa dos 25 anos do Ministério de Ciência e Tecnologia. Na sessão de encerramento, sexta-feira (28), haverá a palestra "Um olhar para o futuro", de Sérgio Mascarenhas. A conferência pretende avaliar a ciência produzida no País nos últimos anos e o resultado do Plano de Ciência Tecnologia e Inovação (PACTI 2007-2010), além de criar uma política sustentável para setor nos próximos dez anos.

Canadá – Com vasta programação de debates e palestras, a conferência tem ainda a participação do mais alto oficial do governo canadense na área de ciência, o presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Canadá, Howard Alper, que apresentará as experiências canadenses de políticas de inovação.

O canadense fecha a agenda de visita sexta-feira (28), com um encontro com o ministro Sérgio Rezende. No último dia do evento, ele também profere a palestra "Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social – a experiência do Canadá". A participação e a presença do canadense no Brasil visam fortalecer as relações já existentes entre os países na área.

Com a assinatura do acordo em ciência e tecnologia entre Brasil e Canadá, em 2008, e o lançamento de um fundo para projetos bilaterais de ciência, tecnologia e inovação, em 2009, entre outras iniciativas, o Canadá busca novas oportunidades para colaboração em pesquisa e desenvolvimento com empresas, universidades e institutos de pesquisa brasileiros, que possam levar à comercialização de novas ideias.

O oficial canadense tem agenda prevista ainda em São Paulo e no Paraná, onde também fala sobre o tema "Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social – a experiência do Canadá", em evento sobre biocombustíveis no Instituto Ambiental do Paraná.

As plenárias da 4ª Conferencia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, estão sendo transmitidas ao vivo pela internet. Os interessados em acompanhar os debates e todas as sessões especiais devem acessar o portal do evento.