Nos dias 26 e 27, a partir das 20h, 12 bandas do Sertão Central sobem ao palco do Festival Pernambuco Nação Cultural, em São José do Belmonte, para participar da seletiva do projeto itinerante Observa e Toca. A proposta é fazer com que os músicos da região divulguem seus trabalhos e com que os pernambucanos percebam as novidades e produções musicais que acontecem no estado. Na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da cidade, a população ocal também confere espetáculo circense.

Quem comparecer ao local poderá conferir shows de Damiran (Mirandiba), Canção do Coreto (Salgueiro), Kinho Callou (Terra Nova), Ronaldo do Acordeom (Mirandiba), Zezito e Zé Francisco (Cedro), e Os Três do Cariri (Salgueiro). Já no dia 27 é a vez de Novinho do Cedro (Cedro), Brígida Menezes (Salgueiro), Danilo Pernambucano (Salgueiro), Rena (São José do Belmonte), Ericka da Silva Andrade (Salgueiro) e Forró Sertanejo (Salgueiro).

Uma comissão julgadora selecionará duas bandas para se apresentar em outras etapas do Festival. Ao final do ano, os três grupos mais bem pontuados do ano inteiro terão direito à gravação de um DVD. “Em uma semana tivemos cerca de 30 bandas inscritas. Ao contrário do que aconteceu na Mata Norte, onde houve uma maior diversidade de estilos, esta etapa vem com o destaque acentuado para o forró”, diz Evandro Sena, assessor da Coordenadoria de Música da Fundarpe. A qualidade técnica dos artistas inscritos impressionou a coordenadoria de Música da Fundarpe. “As bandas possuem uma longevidade musical e a produção técnica dos trabalhos é muito boa”, diz Evandro Sena.

As noites da seletiva serão encerradas por músicos já conhecidos no estado. Quem fecha o dia 26 é o cantor Chico Bala, da cidade de Taracatu, com o mais autêntico forró pé-de-serra. E o grupo Cascabulho, do Recife, fecha o dia 27 com uma mistura de ritmos, que vai desde o frevo ao forró, coco, ciranda e maracatu.

Fonte: Fundarpe