No último domingo (16) foi realizado, no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Caruaru, a terceira etapa do campeonato Sul-Americano e brasileiro da Fórmula Truck, essa foi a 13º fase realizada no Nordeste na categoria brasileira. Pela terceira vez o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) instalou o Juizado Especial Itinerante e, pelo segundo ano, contou com a parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Asces (NPJ).

O Juizado tem o objetivo de solucionar naquele momento os crimes de menor potencial ofensivo que venham ocorre durante a prova. “Essa é uma política adotada pelo Tribunal já alguns anos nos estádios de futebol devido à violência. Percebemos ao longo desse tempo que a instalação desses juizados diminuía esses índices de violência. Daí o interesse do Tribunal em instalar os juizados Itinerantes em grandes eventos”, explica o Desembargador Presidente do TJPE, José Fernandes de Lemos

Os trabalhos contaram com a participação de cinco estudantes e dois professores/advogados da Asces, além do Juiz Lauro Pedro, coordenador dos trabalhos. O grupo utilizou as instalações da unidade móvel do TJPE, um ônibus adaptado para atendimento ao público.

Para o estudante de Direito da Faculdade Asces, Nyverson Ferreira, essa foi uma oportunidade única de poder estagiar em um evento que envolve um grande número de pessoas. ”Toda experiência adquirida pela prática é diferente da teoria. É sempre bom vivenciar e está presente em audiências e composições criminais”, comenta Nyverson.

Vinte e cinco pilotos disputaram a etapa de Caruaru, o grande vencedor foi o paulista Valmir Benavides (Volkswagen),
seguido do companheiro de equipe Felipe Giaffone. Uma das apostas da competição, o pernambucano Beto Monteiro, depois de largar no 24º posição, fez uma grande corrida de recuperação e terminou em sexto lugar. A próxima etapa será em Campo Grande-MT, no dia 27 de junho.