Foi iniciada nesta quarta-feira (19), no Ginásio do Campus Universitário Tabosa de Almeida, a primeira edição dos Jogos Universitários de Caruaru (JUC), que está sendo promovida pela Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia de Caruaru. A cerimônia de abertura teve como tema a Copa do Mundo, utilizando a música oficial  como trilha sonora para a apresentação e evolução das delegações. Além disso, os participantes foram recepcionados por grupo de pernas-de-pau, malabaristas, acrobatas e show pirotécnico, além de apresentação do Balé Brincantes com Mateus e Caterina,  dança afro-primitiva, cabloquinho e maracatu. A primeira partida já aconteceu logo após as apresentações, foi de futsal masculino, ASCES X FAVIP. Estiveram presentes: o prefeito José Queiroz, o vice-prefeito Jorge Gomes, o secretário de Educação e diretor presidente da Faculdade Asces, Paulo Muniz, o secretário adjunto de Educação, Toni Galvão e o gerente de esporte do município, Armando Filho.

A intenção dos jogos é fomentar a prática do esporte universitário com fins educativos, identificar talentos, desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e educar o jovem através da prática esportiva, difundindo a cidadania e a universalização do esporte nas Instituições de Ensino Superior (IES). Ao todo, oito IES estão participando: Asces, Favip, Aesga, Aesa, Fafica, UPE, UFPE, Fafopst em um  total de mais de 600 estudantes – atletas.

A Asces participa do evento com a maior delegação de estudantes, são 214 atletas inseridos em todas as modalidades da competição: voleibol, basquete, handebol, futsal, judô, natação, tênis de mesa, atletismo, xadrez e futebol de campo. As partidas acontecem até o domingo (23) em várias localidades da cidade: Ginásio Municipal de Caruaru, Ginásio da Faculdade Asces, Ginásio da Fafica, North Shopping, Pólo Comercial, Colégio Municipal Álvaro Lins e SESI.  Clique e Confira a Tabela dos Jogos e prestigie as competições.