A inclusão da disciplina Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza foi introduzida no currículo de graduação em Educação Física da Faculdade Asces em agosto de 2006, a iniciativa foi pioneira em todo Norte-Nordeste do País.

A ideia principal é permitir o acesso dos alunos às práticas ligadas à natureza e ao meio ambiente, transformando-as em um poderoso instrumento de educação e socialização. Tendo além dos componentes físicos e técnicos, um forte componente emocional. “A emoção e o perigo estão presentes em todas as práticas, sendo essa a grande atração para os alunos. É bom salientar que o risco e o perigo são controlados e o treinamento dos aspectos técnicos das modalidades nos dá tranquilidade para vivenciar todas as atividades de forma segura”, explica o professor Alexandre Albuquerque.

A disciplina aborda diversos temas como orientação em áreas naturais, trekking, técnicas verticais, escalada, arvorismo, noções de ecologia, normas de mínimo impacto, primeiros socorros em áreas remotas, além dos aspectos de gerenciamento de segurança e riscos das modalidades.

Para o aluno do 6º período do curso de Educação Física, Marcos Peixoto, o ser humano é parte do meio ambiente, e por isso é colocado em prática nas aulas e excursões que esse convívio interfira o mínimo possível nos ecossistemas.

"É nesse contexto que se insere a disciplina de Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza, que alia o embasamento teórico com uma ampla vivência prática, que inclui atividades no espaço físico da Asces, como também atividades em parques e reservas ecológicas”, destaca Marcos.

Durante o curso os alunos realizam visitas técnicas a diversos locais do Recife e da região Agreste tais como: campo de escalada do Grupo Selva (Recife), Lagoa Azul (Jaboatão dos Guararapes), Serra Negra (Bezerros), Ecoparque (Bonito) e Serra dos Cavalos (Caruaru).  Ressaltando o grande potencial “aventureiro” proporcionado pela geografia privilegiada da região.

No dia 16 de abril, 18 alunos do 6º período, 4 alunos instrutores que estão se formando e o professor Alexandre foram explorar as trilhas e os pontos de rapel no distrito de Serra Negra, Bezerros, distante de Caruaru 27 Km e do Recife 101 Km. Numa trilha de pouco mais de uma hora, os alunos aproveitaram para observar a floresta tropical e a Mata Atlântica, em caminhos de Eucaliptos, que aromatizam o lugar, três paradas são estratégicas para repor as energias: açudes, mirantes, grutas, fazem parte do percurso até chegar à caverna do Deda, ponto de partida para a prática do rapel.

“Fico feliz em despertar o interesse dos alunos pela educação ambiental e pelas atividades de aventura. Muitos já estão enveredando por esse caminho e é essa visão empreendedora que estamos precisando, pois o mercado está aberto a profissionais qualificados”, ressalta Alexandre.

Por isso a disciplina Teoria e Metodologia das Atividades Físicas na Natureza, pioneira no curso de Educação Física da Asces, é um diferencial para toda região.