O XIII Congresso de Educação Física e Esportes dos Países de Língua Portuguesa aconteceu na cidade de Maputo, Capital de Moçambique no Continente Africano, no período de 28 de Março a 04 de Abril de 2010. O Coordenador Setorial do Programa Segundo Tempo – Asces, Armando Filho foi representando o PST executado pela Faculdade Asces. Na ocasião foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Instituição através do "V Festival do Programa Segundo Tempo – Asces” e também do livro “O Programa Segundo Tempo no Agreste de Pernambuco”.

“O evento foi muito produtivo e fiquei muito feliz em representar a Asces em um Congresso de suma importância científica, reafirmando o compromisso da Faculdade com o Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária”, afirmou Armando.

O Congresso teve também os seguintes objetivos: realização de Projetos de Investigação Interinstitucionais; Intercâmbio de Docentes e Discentes (Graduação e Pós-Graduação); Parcerias em Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) conveniados; Periódicos e Publicações. Toda a articulação aconteceu entre Instituições da Europa, África, Faculdade Asces e Prefeitura de Caruaru.