O edital estadual do Cine Mais Cultura realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), contemplou 46 iniciativas cinematográficas no Estado.
 
Os novos cines atuarão em nove das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Dos projetos aprovados, 14 foram apresentados por pontos de cultura e passam a integrar as ações desenvolvidas pelos grupos culturais locais, outros projetos são da iniciativa privada, entre eles o Projeto de Extensão da Faculdade Asces, Cine Sofia, desenvolvido pelo professor Alexandre Costa.

O Cine Sofia irá receber 150 filmes, mais kit com data show, mesa de som, DVD, câmera, projetor e telão para exibição de filmes Nacionais na comunidade. A equipe responsável pelo projeto receberá treinamento no próximo mês de maio para utilização correta dos equipamentos. “O Cine Sofia é um Projeto de Extensão que existe há quatro anos para levar os nossos alunos a refletir e conhecer outras culturas e línguas através da sétima arte, com o objetivo de criar uma consciência crítica entre eles e a comunidade”, explica o coordenador do projeto o professor Alexandre.  

Foram aprovados projetos na Região Metropolitana do Recife (17), na Zona da Mata Norte (7), no Agreste (9) e no Sertão do Moxotó (13). O Cine Mais Cultura tem como objetivo fomentar a criação de locais de exibição de filmes em municípios que não têm muito acesso à produção audiovisual brasileira. Os cines aprovados recebem a aparelhagem necessária e oficinas de capacitação que visam construir uma rede de formação de platéia em todo o País.

As ações também vão contar com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Pernambucana de Cineclubes. Todos os aprovados no edital recebem equipamentos para exibição, kit de filmes da Programadora Brasil e oficina de capacitação para realizar sessões de cinema semanais. A capacitação, realizada pelo MinC, contemplará dois representantes de cada projeto selecionado, em data ainda a ser definida.