Na noite da segunda-feira (12), a primeira turma do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Asces, teve a oportunidade de participar de uma palestra com o engenheiro ambiental, Andres Luís Troncoso Gomez, que é o presidente da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental (ASBEA) e também responsável pelo aterro sanitário de Caruaru. A atividade aconteceu na sala de aula.

O engenheiro deixou os alunos envolvidos. Ansiosos, perguntaram bastante sobre a inserção no mercado de trabalho da região. Andres destacou a sua trajetória em 18 anos como engenheiro ambiental, trabalhando em empresas de diversos segmentos: Santista (têxtil), Allga (farmacêutica), Klabin (fabricadora de papel) e Locar (Saneamento Ambiental). Os futuros engenheiros ficaram animados com as possibilidades para o desenvolver da profissão escolhida.

Empreendimentos como usinas termelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infraestrutura (rodovias e ferrovias) buscam cada vez mais o engenheiro ambiental para o controle de poluição. O curso da Asces está voltado não apenas para atender a solução de problemas ambientais tecnologicamente, mas também está ligado às áreas de saúde, na busca pelas soluções dos problemas na área de epidemiologia ambiental (doenças vinculadas à poluição
ambiental).

“A nossa região precisa e muito de profissionais engenheiros ambientais. À medida que a região se desenvolve, junto a esse desenvolvimento cresce o número de problemas ambientais. Temos que ter profissionais prontos para lidar com isso e para preparar a população”, finaliza Andres.