Eles são jovens saudáveis de 20 a 29 anos de idade, estudantes, donas de casa, executivos e funcionários em início de carreira, sem grandes preocupações com a saúde. Trabalham muito e têm pouco tempo disponível. São também, estima-se, 35 milhões de pessoas, o maior público-alvo da terceira etapa da megacampanha de vacinação contra a gripe A, que começa nesta segunda-feira (5) e atende justamente a essa faixa etária. O público poderá ser imunizado até o dia 23 deste mês.

Segundo avaliação de especialistas e do Ministério da Saúde, diferentemente de outros públicos da campanha de vacinação, como pessoas doentes crônicas, crianças e gestantes que frequentam com maior assiduidade serviços de saúde, jovens saudáveis são um público difícil de alcançar em uma estratégia de imunização.

As autoridades de saúde já enfrentaram desafio semelhante durante uma outra grande campanha de vacinação, a imunização de homens jovens de 20 a 39 anos contra a rubéola, em 2008. Foi preciso levar a vacina a locais como universidades e supermercados, além dos postos de saúde.

Na vacinação contra a gripe A, a meta é atingir 80% dos grupos de maior risco para adoecer e morrer pela gripe suína caso das pessoas de 20 a 29 anos. A intenção do ministério não é evitar a transmissão, já que o vírus está disseminado globalmente desde o ano passado, mas evitar mortes provocadas pela doença.

Fonte: Agência Estado