O Brasil se preparou cuidadosamente para enfrentar a nova onda de pandemia da nova gripe (vírus da Influenza A – H1N1). O Ministério da Saúde adquiriu a vacina e criou uma estratégia, seguindo recomendações das sociedades médicas e científicas internacionais, para manter o sistema de saúde em funcionamento e reduzir ao máximo o número de casos entre a população. Assim foi determinado que os grupos sociais mais vulneráveis à gripe seriam vacinados.

Mas o país, além das medidas recomendadas, ampliou a vacinação para uma grande parcela de população saudável, levando em conta um cruzamento de dados. O mais importante, no entanto, é que todos os brasileiros façam a sua parte para conter a Gripe H1N1. Seja com vacinação, seja incorporando hábitos de higiene como manter as mãos limpas, usar lenço ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal. Para ampliar a discursões sobre o assunto, o Portal Asces entrevistou a Coordenadora Nacional de Imunizações no Estado de Pernambuco, a enfermeira Ana Catarina Melo.

Portal Asces – Qual a necessidade de mobilizar todo o País para essa vacinação?

Ana Catarina Melo – A meta é diminuir a circulação do vírus da Influenza A e impedir um grande número de casos na segunda onda da nova gripe.

Portal Asces – É verdade que será utilizado uma única vacina para imunizar a gripe comum e a nova gripe?

Ana Catarina Melo – Não, a vacina da Influenza A é uma e a da Influenza comum é outra.

Portal Asces – Quais os efeitos colaterais causados pela vacina?

Ana Catarina Melo – Dores de cabeça, vômitos e reação no local da aplicação, reações que são comuns a qualquer outro tipo de contato com vacinas. Isso não acontece apenas com esta.

Portal Asces – Alguns Pediatras não estão aconselhando os pais a vacinarem seus filhos?

Ana Catarina Melo – A vacina é bastante segura, quanto aos pediatras não estarem indicando é uma conduta deles.

Portal Asces – Até onde os boatos que circulam informando que a vacina não é eficaz, são verdadeiros?

Ana Catarina Melo – Os boatos não são verdadeiros, esta vacina já foi aplicada no EUA, Canadá, Europa em cerca de 300 milhões de pessoas e é considera muito segura.

Portal Asces – Existe um grupo de risco, como as gestantes? Qual e por quê?

Ana Catarina Melo – Todos os grupos prioritários são de risco: crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas, portadores de doenças crônicas, população de 20 a 39 anos, profissionais de saúde e indígenas, estes foram os grupos que mais adoeceram e morreram na primeira onda da doença.

Portal Asces – Quem pode e quem não pode ser vacinado nesta campanha?

Ana Catarina Melo – Todas as pessoas nos grupos prioritários podem ser vacinadas, agora as pessoas com alergia ao ovo não deverão tomar a vacina.

Portal Asces – Quais as dicas para identificar a nova gripe e as principais características?
Ana Catarina Melo – Febre alta, dispnéia, tosse.

Portal Asces – Por quanto tempo o indivíduo estará imune?

Ana Catarina Melo – Ainda não se sabe. Especula-se uma duração de provavelmente 1 ano.

Portal Asces – Para obter as doses da vacina foram escolhidos pelo Ministério da Saúde três laboratórios: Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria com o Instituto Butantan) e Novartis, um só não seria suficiente?

Ana Catarina Melo – O ministério da saúde necessitava de 90 milhões de doses e um só laboratório não teria condições de entregar todo este quantitativo. Por isso a necessidade de mais dois laboratórios conhecidos e respeitados no segmento.