A edição 2010 do Enade deve ser aplicada a cerca de 450 mil universitário, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo exame. As provas deverão ocorrer no dia 7 de novembro.

Serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, e dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Neste ano, serão avaliados pela primeira vez os alunos dos cursos superiores de tecnologia em agronegócios, gestão hospitalar e gestão ambiental.

São convocados a fazer o exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos a serem avaliados. O órgão define como ingressantes "os estudantes do final do primeiro ano do curso aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído entre 7% e 22%, inclusive, da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Ensino Superior (IES)”.