De acordo com a portaria do MEC 1.132 de 02 de dezembro de 2009, todas as Instituições de ensino que aderem ao sistema terão que montar uma comissão local de acompanhamento e controle social do programa Prouni.

Essa comissão terá que eleger representantes do corpo discente, que esteja no Prouni, docente, diretoria e sociedade civil, todos com um representante oficial e suplente. Nesta quinta-feira (04), às 14h no auditório da Instituição, a Diretoria Acadêmica convoca todos os alunos bolsistas do Prouni para participarem da reunião onde serão escolhidos esses representantes.

A reunião contará com a presença do departamento jurídico, no qual é responsável em elaborar a documentação para que todas as exigências sejam atendidas. “O objetivo é verificar se o aluno está adequado as normas do MEC e se a instituição está cumprindo com todas essas exigências”, explica a Assistente Social da Asces Ilza Muniz.

O Programa Universidade para Todos (ProUni)

Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente ao 1° semestre de 2010, os candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).

Para concorrer às bolsas, o candidato deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

•    ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

•    ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

•    ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;

•    ser portador de deficiência;

•    ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.

Inscrição

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, acessando o Sistema do ProUni (SisProUni).

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem 2009 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao efetuar sua inscrição o candidato também deverá informar um endereço de e-mail válido.

No sistema, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa.