É verdade que durante o Carnaval todo dia é dia de frevo. Mas desde que o primeiro registro da palavra apareceu no dia 09 de fevereiro de 1907, como título de uma canção da época, a data foi reconhecida como data comemorativa. Para celebrá-la, em 2010, o Governo de Pernambuco promove, nesta terça-feira (09/02) um grande cortejo popular pelas ruas do centro do Recife.

A concentração está marcada para as 14 horas e parte de dois pontos diferentes na cidade, em frente à Praça Sérgio Loreto e da Praça Maciel Pinheiro, no centro da cidade. Na ocasião, 33 grupos representantes de manifestações culturais de tradição – entre passistas de frevo, ursos, papangus, caboclinhos, maracatus, caiporas e caretas – desfilarão pela cidade com estandartes e bonecos gigantes, acompanhados por 100 músicos da Orquestra Jaguar. O cortejo contará com a participação do homenageado do Carnaval de Pernambuco, Mestre Jaime, criador da Bicharada de Salgueiro.

No início da comemoração, será apresentado o busto produzido pelo artista Abelardo da Hora em homenagem ao carnavalesco Enéas Freire, um dos fundadores do Galo da Madrugada. Este é um reconhecimento do Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), ao trabalho de um dos maiores defensores do frevo e da cultura popular pernambucana.

Foi em 1978 que Enéas fundou o Galo da Madrugada, o principal bloco do Carnaval pernambucano. Seu primeiro desfile foi às 5h da manhã e reuniu 75 foliões. Aos poucos, a popularidade do bloco foi aumentando e, em 2006, ele foi reconhecido pelo Guiness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo. Em fevereiro de 2009, a agremiação recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. Hoje em dia, o bloco começa às 9h e percorre as ruas do centro de Recife durante quase dez horas.

Fonte: Fundarpe