Com uma verba de R$ 200 milhões no Orçamento da União em 2010, o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, reúne em Brasília, mais de 200 gestores de 124 novos convênios firmados em 2009 para proporcionar a prática esportiva a 350 mil crianças em todo o Brasil. Mais 103 convênios já estão em execução desde o ano passado.

O objetivo do encontro é capacitar 105 coordenadores-gerais, 80 coordenadores pedagógicos e 31 ouvintes para que iniciem as atividades do programa com todas as ações estruturadas, atendendo as crianças de forma integral.

Em Pernambuco o PST, atende 91 cidades, com 699 núcleos, com 95.177 alunos. No Agreste do Estado, a Asces tem convênio desde 2005 e atualmente trabalha com 5.197 alunos, de 25 núcleos, em 12 cidades do Agreste. Sob a coordenação da professora Ana Rita Lorenzini.

O Segundo Tempo oferece aos estudantes de escolas públicas e aos jovens de comunidades carentes um tempo extra para a prática esportiva, após as atividades escolares. Ele pode ser executado por qualquer entidade, pública ou privada, com mais de três anos de existência, que atenda aos critérios técnicos do processo seletivo, e também por prefeituras e governos estaduais.

O programa está presente em 1,3 mil municípios de todo o país e já permitiu que mais de 1 milhão de crianças praticassem esportes a que antes não tinham acesso. Além disso, mediante uma parceria com o Ministério da Educação, cerca de 2 mil escolas públicas que participam do programa Mais Educação também oferecerão o Segundo Tempo, alcançando mais 360 mil participantes.