O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), confirma as expectativas de fazer a cada ano um carnaval mais integrado e forte. Em 2010, mais duas cidades completam a lista de 16 municípios participantes da celebração. Águas Belas e Catende juntam-se a Petrolina, Belém de São Francisco, Salgueiro, Triunfo, Pesqueira, Nazaré da Mata, Paudalho, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Goiana, Itamaracá, Ipojuca, Recife e Olinda.

A proposta estadual é consolidar o carnaval da diversidade cultural estimulando a conexão entre grupos e tradições de todas as regiões pernambucanas. Estão programadas apresentações musicais e cortejos de grupos de cultura popular de todo o Estado.

Durante os quatro dias do reinado de momo, os pólos carnavalescos receberão caboclinhos, maracatus nação e rural, cavalos-marinhos, cocos de roda e umbigada, além de blocos carnavalescos com papangus, caiporas, caretas, alegorias, bicharadas e blocos líricos.

Na semana pré-carnavalesca, Recife e Olinda lideram as festividades. Olinda receberá shows gratuitos no Fortim do Queijo e Recife receberá dezenas de agremiações pernambucanas, no centro histórico.

FONTE: FUNDARPE