Com o tema “Sustentabilidade do ambiente construído”, O 3º Encontro Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis (Elecs 2009), teve início nesta quarta (28), em paralelo, acontecem também o 5º Encontro Nacional sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis (Enecs) e a 2ª Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger. 

A abertura contou com a presença de diversas autoridades. A palestrante Chrisna Du Pleiss da África do Sul, Arquiteta e especialista internacional no desenvolvimento e avaliação de política e estratégia de pesquisa para assentamento humano, edificação e construções sustentáveis ficou responsável em abrir o ciclo de debates. Logo após o almoço houve visitação aos pôsteres, a bienal e aos expositores, um deles o stand da Asces e da Prefeitura de Caruaru, além de minicursos. No final da tarde o professor, Rualdo Menegat do Brasil, Geólogo com expressiva atuação em projetos de pesquisa e assessor científico da National Geographic no Brasil, encerrou as palestras do dia.

De acordo com o professor José Jéferson do Rego Silva, que faz parte da comissão organizadora, o Elecs 2009 oferecerá oportunidade para aprofundar o tema que está na pauta da discussão mundial e promoverá uma maior interação universidade-empresa-sociedade, através de palestras e debates com abordagem multidisciplinar.

“O objetivo é contribuir para a construção da cultura da sustentabilidade capaz de formar a opinião do público consumidor, bem como do investidor público e privado, do projetista e do construtor. Espera-se que o mercado induza e viabilize novas tendências mais sustentáveis na arquitetura e engenharia de construção”, afirma o professor José Jéferson do Rego Silva.

De acordo com assessoria do evento, estão sendo esperados 400 congressistas de diversas partes do Brasil, além de alguns Países da America Latina durante o evento.