11% das mulheres sofrem problemas psicológicos ao longo da gestação. Esse índice aumenta após o parto, os casos de transtornos podem chegar entre 9% e 16%. Esses são os números de uma pesquisa realizada na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

O estudo que será publicado na revista "Annal of Behavioral Medicine", mostra que a depressão em mulheres grávidas pode ser evitada com exercícios físicos. Para a responsável pela pesquisa, Danielle Downs, o ideal é cerca de 120 minutos de atividades físicas por semana, englobando exercícios controlados e pouco agressivos.

De acordo com os pesquisadores norte-americanos, os exercícios físicos diminuem os impactos que as mães sentem ao se olhar no espelho durante a gravidez. Segundo a Dra Danielle Downs, cerca de 70% das mulheres ficam inativas durante a gravidez. E que doenças como a diabetes, ou o aumento de peso exagerado pode ser facilmente evitado se o ócio for quebrado.

Relatos médicos declaram que a depressão não só prejudica a mãe, como também ao bebê. O estresse e a tristeza súbita nem sempre podem ser tratados com remédios, o que implica em terapias alternativas.