O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou que devolverá qualquer ataque feito ao país. Essa declaração foi um recado para os líderes da União Européia (UE) que vão se reunir nesta segunda-feira em Bruxelas para decidir que ações serão tomadas por conta da recente intervenção do Kremlin na Geórgia.

O presidente deixou claro que "não há volta" em sua decisão de reconhecer as duas regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abhkázia como estados independentes, algo que os países ocidentais condenam abertamente. Desta forma, a Rússia pretende assinar acordos com os dois territórios, na próxima semana, que permitirão a Moscou estabelecer bases militares em ambos, assim como detalhar áreas para uma possível cooperação.

O presidente Medvedev criticou Washington, dizendo que "a Rússia não pode aceitar um sistema mundial, onde todas as decisões são tomadas por um único país", referindo-se aos Estados Unidos". "Um mundo assim é instável e comporta ameaças de conflitos", acrescentou.

Com informações de Agências Internacionais.