No próximo dia 30 de agosto o projeto Asa Branca – Programa de prevenção e combate ao câncer de boca estará na cidade de Jaqueira, Zona da Mata Norte de Pernambuco com mais uma ação. Cerca de 120 estudantes de Odontologia realizam exames e o devido encaminhamento para o tratamento, quando é identificada a lesão. 

O coordenador do Projeto, o professor Uoston Holder lembra que os índices de câncer na região caíram significativamente à implantação do Programa. "Em 53 campanhas já atendemos a mais de 100 mil pessoas, nas quais cerca de 20% apresentaram lesões cancerizáveis ou malignas. Como na maioria das vezes, o diagnósticos acontece de maneira precoce, a cura para esse tipo de doença é de aproximadamente 100%", destacou o docente. 

O professor ainda lembra que a higiene bucal, álcool, cigarro, sol e desnutrição são fatores predisponentes a instalação de câncer. "A falta de informações e as condições sociais da população elevam esses índices". A Asces é pioneira neste projeto internacionalmente. 

No último dia 16, o Programa realizou sua primeira campanha fora do Estado de Pernambuco, atendendo 4.377 pessoas na cidade de Princesa Izabel, Sertão da Paraíba. Na ocasião foi criado o Centro de Referência Avançado do Projeto Asa Branca (CRABS-PB), sob a coordenação do Odontólogo e coordenador de saúde bucal daquele município. Seis discentes do curso da Asces participarão como estagiários.