Um programa da TV Justiça em parceria com a TV Cultura mostra que os instrumentos jurídicos não são apenas para bacharéis. O Habeas Corpus, por exemplo, que é um instrumento fundamental para o cidadão se defender do poder do Estado está ao alcance de qualquer um. É o que mostra o criminalista Alberto Zacharias Toron.

Com o título de Saber Direito, o programa da emissora do STF tem a proposta de promover a Educação Jurídica para desvendar os segredos da Justiça para a população. Em sua aula sobre Habeas Corpus, Toron começa dizendo justamente que o Habeas Corpus pode ser pedido por qualquer pessoa, especialmente por alguém que eventualmente está na cadeia. O criminalista explica também que não é preciso contratar um advogado para se impetrar Habeas Corpus. “O preso que estiver na cadeia pode pegar um pedaço de papel e impetrar o Habeas Corpus já que ele não tem uma forma, como outras peças jurídicas”.

Para assistir o programa é só ficar atento. O Saber Direito é produzido pela TV Justiça em parceria com a TV Cultura e vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 7h da manhã com reprise às 23h30.