Cinco brasileiros foram presos no último final de semana por venda ilegal de ingressos para os Jogos Olímpicos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (18) pelo vice-cônsul da Embaixada do Brasil em Pequim, Haríolo dos Santos Araújo.

Quatro brasileiros já foram liberados e tiveram a extensão do visto reduzida. Um permanecerá detido por dez dias, por motivo que ainda não foi confirmado, e será deportado assim que for solto. Todos são turistas e estão em Pequim especialmente para os Jogos Olímpicos. Eles foram detidos em diferentes momentos e locais.

O vice-cônsul não forneceu os nomes dos brasileiros nem citou as cidades de origem deles, mas assegurou que todos foram bem tratados, de acordo com a legislação local. Os cinco detidos foram visitados por um diplomata do núcleo de atendimento a brasileiros. Não foram para uma cadeia, mas para um centro de contraventores, relatou.

De acordo com a agência estatal de notícias da China Xinhua, na última sexta-feira (15) outros 110 cambistas dos quais 17 estrangeiros foram presos pela polícia de Pequim em uma operação desencadeada após reclamações do público. Os cambistas foram presos em flagrante com 340 ingressos. Ainda segundo a Xinhua, perto dos locais onde ocorrem os Jogos Olímpicos serão afixados avisos bilíngües alertando que a venda ilegal de ingressos é contra as leis da China.

Recomendo a qualquer brasileiro retirar, nos quiosques de voluntários, folhetos que dizem como devem se comportar os estrangeiros e devem respeitar as restrições e normas de comportamento, orienta o vice-cônsul. A embaixada conta com um núcleo de atendimento aos brasileiros nos Jogos Olímpicos, com atendimento 24 horas pelos telefones 13522505907 e 13552072062. O telefone do plantão consular é 13801210722.

Com informações da Agência Brasil.