Assegurado pela Constituição Federal, todo cidadão tem direito de ser defendido por um advogado. Essencial para o pleno funcionamento da Justiça, a profissão tem a missão de lutar pela garantia de direitos e nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. Para não deixar a data passar em branco, desde 1827, com a criação dos dois primeiros cursos de Direito do Brasil, ficou instituída o Dia do Advogado.

Neste dia 11 está sendo celebrado também a Lei 11.767, sancionada no dia 7 último pelo presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva. A lei garante a inviolabilidade do local e instrumentos de trabalho do advogado, bem como a sua correspondência.

A Asces como primeira Instituição de Ensino Superior do Interior do Norte e Nordeste, prestes a comemorar seus 50 anos, tem em sua história o marco de ter formado 45 turmas de Direito, com mais de 4700 bacharéis, destes, surgiram ilustres personalidades do âmbito jurídico nacional. Desta forma, a Asces parabeniza a todos os advogados pelo seu dia.