Desde 28 de julho, os interessados em participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) com bolsas parciais de 50% do valor da mensalidade da graduação podem se inscrever no FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). O prazo para a candidatura se estende até 3 de setembro. O prazo para a candidatura se estende até 3 de setembro. A ficha de inscrição está disponível no site oficial do programa.

Os participantes deverão entregar o protocolo de inscrição no FIES às instituições de Ensino Superior em que estão matriculados até 4 de setembro. No dia 8 do mesmo mês, será realizada a confirmação das candidaturas dos bolsistas.

Para firmar o contrato é necessário que o candidato apresente, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal com a presença de seu fiador, os seguintes documentos:

– declaração de aprovação no Fies;
– termo de concessão ou de atualização da bolsa do ProUni;
– comprovante de matrícula na instituição de Ensino Superior;
– documento de identidade do estudante, fiador e dos cônjuges do estudante e fiador;
– CPF em situação regular;
– CPF do cônjuge do estudante, cônjuge do fiador, representante legal e procurador;
– certidão de casamento do estudante e fiador;
– comprovante de residência, do estudante e do fiador;
– comprovantes de rendimentos do fiador.

As inscrições para o processo seletivo referente ao segundo semestre de 2008 serão realizadas entre 25 de agosto e 14 de setembro. Nessa etapa, universitários brasileiros poderão concorrer a financiamentos de até 100%. Fique atento ao cronograma!

O programa
O programa do MEC (Ministério da Educação) visa financiar a graduação de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Contempla alunos regularmente matriculados em instituições privadas, cadastradas no Programa e com boa avaliação no MEC (Ministério da Educação).

A partir deste ano, o Fies oferece financiamentos de 100% dos custos das mensalidades a estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) de universidades particulares. Antes, o valor estava limitado a 70% e a iniciativa restrita apenas aos alunos da graduação. O fundo oferece também seis meses de carência, contados a partir da data de conclusão do curso, para que o beneficiado comece a quitar o crédito. Essas novas diretrizes fazem parte da Lei nº 11.552, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de novembro de 2007.

Estudantes selecionados pelo ProUni para recebimento da bolsa parcial de 50%, regularmente matriculados em cursos de graduação, também podem conseguir financiamentos dos outros 50% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do ProUni não participam dos processos seletivos regulares do FIES, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento.

Desde a criação do programa, no segundo semestre de 1999, o programa financiou os estudos de cerca de 457 mil alunos, com investimentos acumulados de R$ 4,8 bilhões. O programa veio substituir o PCE/CREDUC (Programa de Crédito Educativo).

Com informações do Portal Universia.