Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2008, iniciativa do Ministério da Saúde que visa a reconhecer e premiar os pesquisadores que desenvolvem projetos voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para as necessidades de saúde da população.

O prêmio pretende também estimular a incorporação de inovações produzidas pelo conhecimento científico ao sistema e serviços de saúde. Os interessados em participar devem se inscrever até 29 de agosto.

Em comemoração aos 20 anos do SUS, neste ano foi criada a categoria “Experiências bem-sucedidas de incorporação de conhecimentos científicos no SUS”. O prêmio da nova categoria será de R$ 20 mil para trabalhos que possuam relato de incorporação de nova tecnologia ao sistema ou serviços de saúde.

O pré-requisito solicitado é que o relato da experiência tenha sido publicado em revista científica indexada ou em anais de congresso científico, no período de 5 de outubro de 1988 a 14 de julho de 2008.

Serão mantidas as demais categorias: doutorado, mestrado, especialização e trabalho publicado. Podem ser cadastrados trabalhos que tenham sido aprovados em banca, ou publicados no período de 18 de junho de 2007 a 14 de julho de 2008, por pesquisadores, estudiosos, profissionais da área de saúde ou da área científica.

Em cada categoria será premiado um trabalho e outros cinco vão receber menção honrosa. No total, o Ministério da Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), distribuirá R$ 60 mil em prêmios.

O prêmio é realizado desde 2002 pelo Ministério da Saúde. Nos seis anos já foram contemplados 23 trabalhos e conferidas 115 menções honrosas.

Mais informações: bvsms.saude.gov.br/bvs/ct/premio/index.htm

Com informações da Agência Fapesp.