A hipertensão arterial, considerada um dos principais fatores de risco de doenças cardiovasculares, pode estar ganhando um adversário de peso. A prática regular de exercícios físicos resulta em até 36% de economia com consultas e gastos com medicamentos. A economia para o Sistema Único de Saúde (SUS) está estimada em R$ 28,8 mil para cada grupo de cem pacientes.

O estudo intitulado Hipertensão e exercício: custos do tratamento ambulatorial, foi realizado pelo Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp,  mostra que houve uma redução de 28% dos custos relacionados às consultas, de 45% nas despesas com exames e de 25% na distribuição de medicamentos. O resultado foi atribuído principalmente à queda dos problemas de pressão arterial dos pacientes.

De acordo com informações do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DataSUS), cerca de 80% das internações hospitalares por problemas cardiovasculares no país estão relacionadas à hipertensão arterial.

“Entre os principais benefícios da prática de exercícios físicos regulares estão: Redução do peso corporal, melhoria das condições físicas para o trabalho, melhoria da capacidade cardiorespiratória, melhoria da alto estima pessoal e da auto-imagem, além da diminuição dos níveis de estresse, entre tantos outros benefícios”, disse coordenador do curso de Ed. Física da Asces, Wallacy Feitosa.

Descontos em Planos de Saúde – Nos Estados Unidos é comum a prática de algumas operadoras de planos de saúde oferecerem aos seus usuários descontos nos valores das mensalidades, já que torna-se comprovado que para as pessoas que praticam exercícios físicos regulares adoecem menos.