O novo portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), será lançado nesta quarta-feira (2/7), com novos produtos e serviços. Orientado pelo Padrão Brasileiro de Metadados de Teses e Dissertações (MTD2-Br), o novo portal apresenta mudanças significativas no modelo e no sistema.

Além das funcionalidades tradicionais de acesso integrado aos conteúdos de teses e dissertações defendidas no Brasil e por brasileiros no exterior, o novo portal permite maior interação com os seus usuários mediante a disponibilização de novos produtos: estante digital, serviço de alerta, gerenciador de repositórios e indicadores de produção e de pesquisa.

Algumas instituições estarão, inicialmente, ausentes do novo portal, por estarem adaptando suas respectivas bibliotecas digitais de teses e dissertações ao padrão MTD2-Br.

O Ibict destaca que o portal original e o novo estarão simultaneamente ativos durante o processo de adequação, que deverá ser concluído até janeiro de 2009. O conteúdo pode ser acessado pelo endereço www.ibict.br.

Com informações da Agência Fapesp.