Cursando o terceiro período de Farmácia, a discente Berenyce Estevão viajou no último domingo, 29, para o Rio de Janeiro, para participar de uma capacitação no Laboratório de Pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz. Ela está desenvolvendo “O Estudo epidemiológico em populações expostas a contaminação ambiental em áreas de uso de agrotóxicos na região Nordeste”, juntamente com seu orientador Josino Costa Moreira.

Na capacitação, a discente irá aprender as técnicas de análise da enzima Butiril-colinesterase que ao entrar em contato com agrotóxicos provoca a desagregação da acetilcolina, causando diversas reações adversas ao organismo podendo levar até a morte.

Morando em Bonito, no Agreste de Pernambuco, próximo a Camocim de São Félix, maior plantador de tomate da região, Estevão percebeu o potencial do problema de saúde pública que o município enfrenta, no qual gerou a linha de pesquisa que a concedeu uma bolsa CNPq pela Fiocruz.

Entre os sintomas da intoxicação estão: sudorese e diurese intensa, tonturas e náuseas e vômito, podendo chegar até a morte em grandes concentrações. Com a capacitação a discente realizará a análise toxicológica do agrotóxico no organismo.