Encerram nesta sexta-feira (13) os prazos de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). O primeiro promove uma avaliação do ensino oferecido nos três últimos anos do ensino básico e, se for opção do estudante, pode contribuir com a nota obtida no vestibular das instituições integrantes do programa. Já o ProUni financia em até 100% os estudos em instituições de ensino superior particulares.

A escolha será baseada na nota do Enem, constituída por 50% da nota da parte objetiva e 50% da redação. A lista de aprovadas será divulgada no dia 11 de junho e os classificados terão de 16 a 27 do mesmo mês para comprovar os dados apresentados no cadastro junto às universidades para as quais foram aprovados.

O cadastro para participar do Programa deve ser feito através do site do Ministério da Educação (http://www.mec.gov.br). O candidato deverá preencher todas as informações e escolher até sete opções de curso.

O Enem será realizado no dia 31 de agosto e não é obrigatório. A prova terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação. Em Pernambuco, 135 mil estudantes fizeram as provas no ano passado. Várias universidades particulares, como a Unicap e Aeso utilizam o Enem em seu processo seletivos. Entre as públicas, o exame pode ajudar a conquistar uma vagada nas Federais (UFPE, UFRPE e Univasf).

ProUni – O ProUni inscreve também até esta sexta-feira, às 21h, no endereço http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni. Este ano, estão sendo sendo oferecidas 119.529 bolsas, sendo 47.006 integrais, 42.270 parciais (de 50% do valor do curso) e 30.253 complementares (de 25%).

Os pré-selecionados serão conhecidos no dia 18 de junho e, entre os dias 23 de junho e 4 de julho, devem ir até às instituições para as quais foram selecionados para comprovar as informações.