Preocupados com a escassez da água, já que uma pouca porcentagem de água do planeta é apropriada para o consumo, e de olho no uso racional, alunos do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana desenvolveram um equipamento para tornar a água do mar apropriada para o consumo. Denominado de SPA (Sistema de Purificação da Água).

O equipamento faz todo o processo de dessalinização da água do mar e tem o objetivo de substituir ou complementar o abastecimento de água em regiões litorâneas, como hotéis, condomínios residenciais e pousadas. Após ser retirada do mar, a água passa por um processo de pré-filtração para a remoção de resíduos mais concentrados. O custo estimado do equipamento será de R$ 55 mil, mas por enquanto ainda é apenas um projeto de estudantes.