Com inscrições abertas até o dia 8 de agosto, o XXIII Prêmio Jovem Cientista traz como tema ‘Educação para reduzir as desigualdades sociais’. O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau e da Fundação Roberto Marinho.

Cinco categorias são premiadas: Graduado, Estudante de ensino superior, Estudante de ensino médio, Orientador e Mérito Institucional. Haverá ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por algum trabalho cuja temática se refira ao tema do prêmio deste ano. Ele será indicado pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo CNPq.

Para os estudantes de ensino médio, os temas relacionados à Educação a serem desenvolvidos são: Educação e desigualdades sociais, (Raízes históricas das desigualdades no Brasil, Educação e superação das desigualdades); Mecanismos de inclusão (Tecnologia digital e educação; Educação a distância; Educação empreendedora e Qualidade do ensino e mobilidade social); Popularização da Ciência, tecnologia e inovação (C&T&I no currículo escolar e Divulgação da C&T&I na comunidade); Educação e superação da violência (Educação, violência e pobreza; Violência na escola) e Educação, ambiente e saúde (Educação e ambiente – relação do homem com os recursos naturais, incluindo geração e economia de energia – e Educação e saúde).Os tópicos poderão ser largamente explorados, já que a Educação é um dos grandes desafios do Brasil.

PREMIAÇÃO – Na categoria Graduado, os vencedores são agraciados com R$ 20 mil (1º lugar); R$ 15 (2º lugar) e R$ 10 mil (3º lugar). Para estudantes de Ensino superior, os valores são de R$10 mil para o 1º lugar, R$8.500 para o 2º lugar e R$7 mil para o 3º lugar. Estudantes do Ensino médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares recebem um microcomputador e uma impressora cada um. Essa mesma premiação será dada ao professor e à escola dos três alunos vencedores.

Na categoria Orientador (dos graduados e estudantes de ensino superior agraciados) serão concedidos microcomputadores e impressoras.
No Mérito Institucional, serão pagos R$30 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos inscritos no Prêmio Jovem Cientista. O pesquisador que for indicado para  Menção Honrosa ganhará R$15 mil e uma placa alusiva.

Além da premiação relacionada, os primeiros colocados de cada uma das categorias ainda ganharão bolsa de estudo do CNPq. No caso do ensino médio, todos recebem bolsa de iniciação científica.

INSCRIÇÃO – Podem ser feitas pela internet ou pelos Correios. O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br . Os interessados podem garantir sua participação até o dia 8 de agosto.

Fonte: Assessoria de Imprensa.