Estão abertas até o próximo dia 13, as inscrições para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) oferecidos, gratuitamente, pela secretaria de Educação para os professores da rede estadual de ensino. Já de 09 a 16, é o período de inscrição para os cursos de atualização. Para as duas formações, a SE disponibiliza cerca de três mil vagas distribuídas em 33 modalidades em todas as áreas de ensino.

A seleção será realizada pelas instituições de ensino contratadas pela SE para realizar os cursos. O resultado será divulgado até o dia 30 de junho no site da secretaria de Educação e nas universidades onde o candidato efetuou a inscrição. O início das aulas acontece entre os meses de julho e agosto. “A iniciativa mostra o compromisso e a preocupação do Governo com o profissional de Educação e faz parte da política de valorização profissional, adotada como um dos eixos norteadores do Governo do Estado e da secretaria de Educação”, enfatiza o secretário Danilo Cabral.

O requerimento de inscrição está disponível no www.educacao.pe.gov.br e nas universidades. Os comunicados, contendo todas as informações sobre locais de inscrição e o processo de seleção, foram publicados no Diário Oficial da sexta-feira (06).

Para se inscrever, os profissionais devem preencher o formulário e entregá-lo na universidade pretendida, juntamente com uma foto (3×4) recente e cópia autenticada dos seguintes documentos: diploma e histórico escolar do curso de graduação; curriculum vitae; declaração do órgão de lotação, função e tempo de serviço; Identidade; CPF; Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição (primeiro e segundo turnos); e certificado de Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino.

Podem concorrer os professores efetivos com algum tipo de graduação em qualquer área de conhecimento, que já cumpriram o estágio probatório de 03 anos e que não estejam a menos de 05 anos para requerer a aposentadoria. Também é uma exigência que os docentes estejam desempenhando suas atividades nas áreas de: docência, gestão escolar, equipe técnico-pedagógica da rede. Para a especialização é necessário que o docente tenha formação em licenciatura plena em Pedagogia ou nas demais licenciaturas, que não tenham realizado curso de pós-graduação, em especialização, mestrado ou doutorado na área de educação

São 24 modalidades em especialização, com 15 meses de duração e nove para atualização, com quatro meses de aula. “Entre eles, cinco são na modalidade de educação a distância, na qual não há limite estabelecido de vagas. Por isso, podemos chegar a 5 mil inscrições”, explica a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação. Os cursos são oferecidos por oito instituições de ensino superior, públicas e privadas, de todo o Estado. Entre elas, as universidades de Pernambuco (UPE), Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE),Católica (Unicap) e de Ciências Humanas de Olinda (Facho).

Os cursos abrangem as áreas de ciências, matemática, artes, informática, história, geografia, física, química, Segurança Alimentar, Educação Ambiental, Informática, Coordenação Pedagógica e Direito na Educação, Arte em Educação, Ciências Biológicas, Educação Matemática, Educação no Campo, Jovens e Adultos, biologia, português, inglês e espanhol. Está sendo investido um valor aproximado a R$ 6 milhões.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de Pernambuco.