Foi publicada no Diário Oficial da União, a resolução de criação do Cadastro Nacional de Voluntários em Estudos de Bioequivalência (CNVB). A iniciativa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve incluir os nomes de todos os que participarem de estudos envolvendo testes usados para medir a eficácia de medicamentos genéricos ou similares.

De acordo com a Agência, o banco de dados fará parte do Sistema de Informações em Equivalência Farmacêutica e Bioequivalência, que será acessível pelos centros de pesquisa através do site da Anvisa (www.anvisa.gov.br) a partir da semana que vem. Entre as determinações da Anvisa está a de que os voluntários dêem um intervalo de tempo entre estudos, gerando assim uma proteção para o participante.

A legislação vigente proíbe que alguém seja pago para participar de um estudo — política que a resolução reafirma. Entretanto, é autorizado um ressarcimento de despesas do voluntário. "Pode ser o pagamento referente a um dia de trabalho, passagem, alimentação, estadia", explica Renato Lopes, da Anvisa. "Esse valor pode ser de R$ 250 a até R$ 800, em estudos mais caros."

Entre os resultados esperados com o cadastro está o de proteção aos voluntários e agilidade aos pesquisadores.

Com informações do Portal de Informações G1.