O Comitê Olímpico Internacional, com sede em Atenas, divulgou hoje, 4, que o Rio de Janeiro é umas das quatro cidades finalistas que disputarão a escolha da sede das Olimpíadas de 2016. O Rio está concorrendo Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha). O anúncio final será feito no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. Esta é a Essa é a primeira vez em que uma cidade brasileira está entre as candidatas finalistas.

Esta é a terceira tentativa para sediar o maior evento esportivo do mundo. As outras duas tentativas ocorreram nos preparativos para os jogos de 2004 e 2012. Em nenhuma delas, no entanto, a capital fluminense havia passado da primeira triagem.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que os Jogos Pan-Americanos dotaram o Rio de Janeiro de instalações que se aproximam muito do padrão olímpico. Portanto, boa parte dos investimentos em instalações já foi feita. Segundo ele, dessa vez a cidade ganharia mais em infra-estrutura, sobretudo, com o aperfeiçoamento do sistema de transportes públicos e em serviços como saúde e segurança.

"As Olimpíadas no Rio induzirão transformações importantes na cidade, fortalecerão o esporte na agenda nacional, e mobilizarão a juventude. Então, é bom porque moderniza infra-estrutura, qualifica serviços, motiva o Brasil a entrar em movimento e serve como uma forma fundamental de promoção do país, da nossa competência e das nossas tradições", afirmou Silva.

Sete cidades disputavam a vaga na fase final para a escolha da sede das Olimpíadas de 2016. Hoje foram eliminadas da disputa Doha (Qatar), Praga (República Tcheca) e Baku (Azerbaijão).

Com informações da Agência Brasil.