O Brasil está sendo alertado a todo momento sobre os ataques e as possíveis consequências do desmatamento na Amazônia Legal. Desta vez, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, nesta segunda-feira, 02, dados comparativos do desmate. De acordo com o sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo real), houve um aumento de 774,48% no desmatamento na região. Em março de 2008, foram 145 km² de alerta de desmatamento, já em abril, este número passou para 1.123 km².

Segundo o Inpe, o aumento foi apontado em função do maior poder de visualização do satélite. Em março, 78% da Amazônia Legal estava encoberta por nuvens e, em abril, só 53% da região estava sob nuvens. Desde 2004, o Deter foi concebido como um sistema de alerta para suporte à fiscalização e controle de desmatamento. São mapeadas tanto áreas de corte raso quanto áreas em processo de desmatamento por degradação florestal.

Em resposta ao relatório divulgado pelo Inpe, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que os “indícios” de aumento do desmatamento na Amazônia, constatados exigem uma resposta imediata dos órgãos de fiscalização e proteção. “O dado é preocupante. Não vamos brigar com os termômetros e chorar a seiva derramada. Vamos agir. Algumas ações ainda não geraram frutos e outras serão adotadas agora”, disse Minc.

Entre as propostas anunciadas por Minc está a apreensão de gado em propriedades onde for caracterizado o desmatamento ilegal. As ações de fiscalização que devem ocorrer a partir de 15 de junho serão realizadas em conjunto com forças policiais.