O governo de Pernambuco lançou hoje, 26, durante as comemorações ao dia nacional de combate ao glaucoma, um novo programa de assistência farmacêutica para os portadores da doença. A partir de agora, Estado e municípios passam a ser parceiros na responsabilidade de assistência aos pacientes e no fornecimento de colírios para controlar o glaucoma. Mais de 25 mil pessoas serão beneficiadas com o novo programa somente esse ano.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Paulo Suassuna, a iniciativa vai beneficiar o paciente que não tem condições financeiras para comprar os colírios. “Temos que lembrar que, se o tratamento não está acessível ao paciente, ele acaba ficando cego paulatinamente”, disse.

O funcionamento para recebimento do colírio passa a ser o seguinte:
– Após ser consultado em um serviço municipal de saúde, o paciente é encaminhando para a realização de exames. 
– Se diagnosticada a doença, o médico preenche formulário requisitando o colírio indicado. A esse formulário, o paciente deve anexar os documentos pessoais, além de cópia dos exames. 
– Após se cadastrar na farmácia municipal de saúde, o portador de glaucoma começa a receber o medicamento para controlar a doença. “É preciso que as clínicas municipais conheçam e pratiquem esse protocolo”, ressalta José de Arimatéia, gerente da Farmácia de Medicamentos Excepcionais do Estado.