Arqueólogos do Egito e da República Dominicana encontraram uma estátua de bronze da deusa Afrodite e outros 30 artefatos durante uma escavação na costa mediterrânea egípcia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, em comunicado, pelo ministro egípcio da Cultura, Faruk Hosni.

Entre os achados estão também uma cabeça de alabastro de uma estátua de Cleópatra, uma máscara que teria pertencido a Marco Antônio e uma estátua sem cabeça da era ptoloméica. A descoberta aconteceu dentro do templo Taposiris Magna, construído durante o reinado de Ptolomeu II (282-246 a.C.).

A descoberta deste  túmulo seria o maior notícia arqueológica no Egito desde que o britânico Howard Carter encontrou a tumba de Tutankamon, em 1922. Cleópatra e Marco Antônio, um dos casais mais célebres da história, cometeram suicídio após a batalha de Accio (31 a.C.), permitindo que Otávio assumisse o controle do Império Romano, incluindo o Egito.

Taposiris Magna é uma cidade antiga localizada perto do lago Mariut e atualmente é chamada de Abusir. O local fica perto da cidade de Alexandria, na costa norte do país.