O Cemagref (Instituto de pesquisa em engenharia, agricultura e meio ambiente), órgão público francês dedicado à gestão de águas e territórios, oferece bolsas para doutorado na área de engenharia para o desenvolvimento sustentável.

As inscrições podem ser feitas até 15 de maio. As bolsas, no valor de 1.813 € mensais, têm duração de três anos. Os resultados da seleção serão divulgados entre julho e setembro e as atividades se iniciam no dia 1º de dezembro de 2008. O limite de idade é de 27 anos na data de inscrição.

O instituto se localiza em nove regiões da França: Antony, Nogent-sur-Vernisson, Rennes, Lyon, Grenoble, Clermont-Ferrand, Bordeaux, Montpellier e Aix-en-Provence.

As atividades de pesquisa do Cemagref são voltadas para as áreas de riscos naturais e interações entre agricultura e hidrossistemas.

As teses financiadas deverão tratar prioritariamente de seis temas gerais: “Compreensão e diagnóstico de sistemas complexos”, “Gestão de ecossistemas aquáticos e florestais degradados”, “Estudo e compreensão de fluxos polifásicos”, “Gestão de resíduos”, “Caracterização física de produtos biológicos e alimentares” e “Funções não comerciais da agricultura e das florestas: economia do meio ambiente, economia pública e sociologia”.

Outras informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico: www.cemagref.fr

Fonte: Agência Fapesp