A versão original da teoria da evolução do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) estará disponível a partir desta quinta-feira na internet, anunciaram os promotores da iniciativa. A primeira minuta da teoria será publicada junto com milhares de documentos do cientista que foram disponibilizados na rede pela Universidade de Cambridge (sul da Inglaterra).

Os documentos podem ser consultados, de forma gratuita, no endereço eletrônico http://darwin-online.org.uk. Um porta-voz da universidade disse à agência britânica de notícias ‘PA’ que a publicação é a maior deste tipo e inclui cerca de 20 mil artigos e quase 90 mil imagens.

"Além da primeira minuta de sua teoria da evolução, a vasta coleção de artigos relacionados a Darwin inclui milhares de notas e minutas de seus textos científicos, assim como notas de sua expedição no navio Beagle", acrescentou. Também é possível encontrar no site fotografias de Darwin e sua família, recortes de imprensa, críticas de seus livros e, até mesmo, um livro de culinária de sua mulher, Emma Darwin.