Um comparativo entre os censos de 1960 e 2000 indica uma queda vertiginosa na taxa de natalidade. A taxa passou de 6,3 para 2,3 crianças por cada mulher, respectivamente entre o período.

No entanto, uma outra curiosidade foi revelada. Um estudo do Centro de Pesquisas para Política Econômica da Grã-Bretanha (CEPR, na sigla em inglês) aponta que a queda na taxa de natalidade no Brasil está relacionada com a audiência das telenovelas.

De acordo com a pesquisa, o tamanho pequeno das famílias representadas nas tramas das novelas brasileiras seria distante da realidade e influenciaria as mulheres a desejar poucos filhos. Esse declínio se deve não apenas pelo hábito de assistir televisão, mas especificamente pela audiência das telenovelas produzidas pela Rede Globo.

"Descobrimos que as mulheres que vivem em áreas cobertas pelo sinal da Globo apresentaram taxa de natalidade muito menor. As novelas mexicanas e importadas transmitidas por outros canais não causaram impacto na natalidade", diz o estudo, conduzido pelos pesquisadores Eliana La Ferrara, Alberto Chong e Suzanne Duryea.

Foram analisados os conteúdos de 115 novelas transmitidas pela Globo em dois horários diferentes entre 1965 e 1999 e entre as conclusões está que 72% das personagens femininas com idade até 50 anos não tinham filhos, comparados com 21% das personagens que eram mães.

Segundo a pesquisa, o impacto é maior em mulheres com nível sócio-econômico mais baixo e na fase central e mais adiantada do ciclo de fertilidade.

Com informações da BBC Brasil.