Funcionará no Instituto Butantã, em São Paulo, a primeira Unidade de Processamento de Plasma (fábrica de hemoderivados) do Brasil. O contrato para a construção da unidade foi assinado na tarde desta quinta-feira. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a nova unidade receberá investimento de R$ 57 milhões para as obras de construção.

O Ministério da Saúde também deverá participar do empreendimento liberando recursos para a aquisição de equipamentos. Com previsão para 2010, a Unidade de Processamento de Plasma deverá iniciar a produção de imunobiológicos a partir do fracionamento do plasma de sangue humano, como imunoglobulinas e albuminas. Hoje esses procedimentos são realizados na Europa.

A fábrica passa a ser a única no mundo a produzir derivados do sangue totalmente obtidos por meio da cromatografia, processo tecnológico que permite recuperar do plasma dezenas de proteínas de interesse médico, antes descartadas pelo processo clássico com a utilização de álcool. Sua capacidade de processamento será de até 150 mil litros de plasma sanguíneo por ano.